Carregando...
106.1 FM
OUÇA AO VIVO
Player de Streaming

Notícias

/ Maurício Vieira da Cunha

Número de desempregados há mais de dois anos dobra no Brasil

Falta de trabalho por período prolongado dificulta volta ao mercado

Com o prolongamento da crise econômica, o total de pessoas desempregadas há mais de dois anos dobrou desde 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse grupo já soma quase 3 milhões de brasileiros sem emprego fixo e com baixa perspectiva de se recolocar no mercado. Para esses trabalhadores, a busca pelo emprego virou uma corrida contra o relógio, já que quanto mais tempo fora do mercado, maior a dificuldade para retornar.

A situação é mais complicada entre os profissionais com idade entre 18 e 24 anos e 30 e 39 anos (veja gráfico). Só nessas duas faixas, os sem emprego há mais de dois anos somam 1,5 milhão.

— Em geral, essas pessoas têm menos qualificação. Com o passar do tempo, não conseguem mais entrar no mercado de trabalho — afirma o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.

Quando a economia voltar a crescer, esses trabalhadores terão de enfrentar a desconfiança das empresas em relação ao tempo que estão sem um emprego fixo e também poderão sofrer com as mudanças tecnológicas. Para Barbosa, esse grupo terá de merecer atenção especial, caso contrário a crise atual criará efeitos permanentes em sua empregabilidade.

Fonte da notícia: G1
Compartilhar

Veja Também

21 de Setembro 2017
Ônibus tomba, mata passageira e deixa seis fe...
Ocupantes voltavam para casa em ônibus fretado após voltar de viagem ao Nor.../saiba mais/
21 de Setembro 2017
Greve dos Correios não atinge Cachoeira
20 estados e o Distrito federal estão paralisados/saiba mais/
BAIXE NOSSO APP
FALE CONOSCO
PEÇA SUA MÚSICA / ENVIE SEU RECADO
Copyright 2015 © Rádio GVC 106.1 FM
Rádio GVC 106.1 FM