Carregando...
106.1 FM
OUÇA AO VIVO
Player de Streaming

Notícias

/ Maurício Vieira da Cunha

Daer preparou os Kieffer

Já tem orçamento para a TransGG. Falta apenas avaliação da direção

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) consertou uma ponte e patrolou um trecho da estrada do Rincão dos Kieffer, desde o entroncamento com o Rincão das Guajuviras até o encontro com a Estrada da Ferreira (VRS 809), próximo do antigo lixão. O engenheiro Hugo Macedo, da Superintendência de Pontes do Daer, explicou que a rota alternativa poderá ser útil, como plano B, caso haja enchente que encubra ou danifique a futura TransGG, desvio que, até o final deste mês, deverá ser construído ao lado da ponte danificada, em meados de 2015, com a força de uma enxurrada que derrubou meia pista.

O plano A segue sendo a TransGG passando ao lado da ponte da Estrada da Ferreira, que é mais barata do que a alternativa cogitada, que seria a instalação de uma ponte provisória do Daer – a do quartel está totalmente descartada. A obra do desvio é integralmente de responsabilidade do Daer, que poderá terceirizar o serviço, o que seria mais rápido, ou realizar com sua própria equipe de funcionários, que é mais restrita e pode demorar um pouco mais.

 

ORÇAMENTO

O Daer recebeu nesta sexta-feira o orçamento para a construção do desvio que deve ser autorizado até o próximo dia 20, data prevista para a RGE Sul trocar três postes nas imediações da ponte, intervenção necessária para levantar a rede elétrica que passa no local, permitindo que caminhões possam utilizar a TransGG para passar ao lado da ponte.

“Não posso informar o valor porque isso não é tarefa da minha alçada, contudo aparentemente o custo do desvio passando ao lado da ponte que será recuperada é cerca de 20% do valor que seria gasto para a instalação de uma ponte provisória do Daer”, revela Macedo.


Memória

A previsão para a reconstrução da meia pista da ponte de Ferreira é de três meses a cinco meses. O valor da obra é de R$ 587 mil e será executada pela empresa Traçado, de Erechim.


Rede elétrica baixa era o gargalo

O engenheiro do Daer Hugo Macedo comenta que desde o início o órgão busca a alternativa mais barata, que no caso seria o desvio pela localidade de Rincão dos Kieffer, já que se imaginava que seria difícil conseguir a elevação da rede elétrica, que impedia a construção do desvio.

No entanto os técnicos da autarquia, diante dos apelos da comunidade e do prefeito Ghignatti, enxergaram que haveria grande prejuízo econômico-social para a região, já que a estrada vicinal é precária e não suporta tráfego pesado, passando a insistir com a RGE Sul para levantar a rede elétrica que passa ao lado da ponte, o que acabou dando certo. “Nosso maior empecilho era a rede elétrica, que era muito baixa, mas a RGE Sul nos surpreendeu prontificando-se a fazer a troca dos postes com rapidez, o que tornou o desvio viável”, avalia o engenheiro Macedo.


LICENÇA AMBIENTAL

A intenção do Daer é clara pelo desvio por terra ao lado da ponte que será recuperada. Tudo depende agora da direção do Daer dar o aval para execução da obra conforme o orçamento apresentado e a liberação da licença ambiental pela Prefeitura. “A melhor alternativa é o desvio porque serve melhor à empresa, que poderá interromper totalmente o fluxo de trânsito na ponte, talvez até reduzindo o tempo de execução de cinco para quatro meses, assim como atende melhor também à comunidade, já que permitirá o tráfego de caminhões e colheitadeiras, diminuindo os transtorno para os cachoeirenses. A palavra final, entretanto, é da direção do Daer”, frisa Hugo Macedo.

 

Fonte da notícia: Jornal do Povo
Compartilhar

Veja Também

16 de Fevereiro 2018
Vem aí a quarta edição da Noite de Talentos S...
Evento conta com mais de 25 artistas que cantarão e tocarão pelos alunos ca.../saiba mais/
16 de Fevereiro 2018
Feriado de Carnaval termina com 17 mortes em ...
Levantamento mostrou um total de 12.454 infrações entre a sexta e a quarta-.../saiba mais/
BAIXE NOSSO APP
FALE CONOSCO
PEÇA SUA MÚSICA / ENVIE SEU RECADO
Copyright 2015 © Rádio GVC 106.1 FM
Rádio GVC 106.1 FM