Carregando...
106.1 FM
OUÇA AO VIVO
Player de Streaming

Notícias

/ Maurício Vieira da Cunha

Compahc não quer asfalto sobre pedras históricas da Moron

Prefeitura quer asfaltar rua onde atracará balsa durante interrupção da Ponte do Fandango a partir de junho

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul não quer que a Prefeitura coloque asfalto sobre as pedras históricas no final da Rua Moron, junto ao Rio Jacuí.

Um ofício com o alerta sobre o valor histórico daquele sítio urbano foi enviado pelo conselho nesta sexta-feira, a pedido da presidente Ione Sanmartin Carlos, ao gabinete do prefeito Sergio Ghignatti.

Conforme a vice-presidente do Compahc, historiadora Mirian Ritzel, aquelas pedras remetem ao ano de 1856, época da conclusão do primeiro porto de Cachoeira do Sul. “Se o prefeito não respeitar o valor histórico, infelizmente não existe proteção legal para aquela estrutura”, lamenta a historiadora.

O prefeito já deu a entender que não vai seguir a orientação do órgão de aconselhamento. “Não vou desistir do asfalto e vou pedir novamente ao Dnit. Aquele trecho ali não é tombado”, disse o prefeito. GG foi além e disse que se todas ruas dos bairros fossem calçadas, daria um jeito de mudar o calçamento nas imediações do Bairro Soares, onde também há calçamento histórico.

UMA PERGUNTA

Vai ter asfalto na Rua Moron?

Ainda não há garantia de que haverá asfalto na Moron. O pedido do prefeito Sergio Ghignatti para que o trecho seja pavimentado, até a subida da Rua Conde de Porto Alegre, foi feito ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A ideia de GG é tirar mais investimentos do Governo Federal porque a partir de junho a Rua Moron será o principal acesso à cidade. Ali atracará uma balsa que fará a travessia de veículos que chegam e saem da cidade. A balsa será necessária devido à interrupção da Ponte do Fandango, que está em reforma, e ficará sem tráfego por 90 dias.

 

Fonte da notícia: Jornal do Povo
Compartilhar

Veja Também

25 de Abril 2018 / Maurício
Cachoeira une forças para não pagar balsa
GG está em Brasília para falar com o ministro dos Transportes./saiba mais/
25 de Abril 2018 / Maurício
Saiu licença dos pellets da Todeschini
Investimento da empresa na cidade será de mais de R$ 70 milhões./saiba mais/
BAIXE NOSSO APP
FALE CONOSCO
PEÇA SUA MÚSICA / ENVIE SEU RECADO
Copyright 2015 © Rádio GVC 106.1 FM
Rádio GVC 106.1 FM